Os dias de descanso são, muitas vezes, difíceis para alguém que passou pela experiência de perder uma pessoa que amava. Em vez de serem dias de união familiar, de partilhar passam a ser dias que despertam sentimentos de tristeza, perda e solidão.
O Amor Não Acaba com a Morte
Considerando que o amor não termina com a morte, os dias de descanso podem resultar numa nova vaga de dor pessoal – o sentimento de perda é diferente do que é sentido na vivência da rotina diária. A sociedade encoraja-o a viver o espírito dos dias de descanso, mas à sua volta sente sons, imagens e cheiros que o fazem recordar a pessoa que amou e faleceu.
Não existe nenhuma lista de regras para o afastar do sofrimento que sente. Contudo, esperamos as seguintes sugestões o ajudem a lutar contra essa dor durante esta jovial, contudo dolorosa, altura do ano. Enquanto vai lendo este artigo, lembre-se que deve ser tolerante e compassivo consigo próprio, na continuação da sua recuperação.
Fale da Sua Dor
Durante a época de descanso, não tenha medo de expressar os seus sentimentos de dor. Ignorar o seu sofrimento não faz a dor desaparecer e falar sobre isso faz com que se sinta melhor. Encontre familiares e amigos que sejam tolerantes e compreensivos que o ouçam – sem o julgar. Eles farão com que se sinta compreendido.
Seja Tolerante Com os Seus Limites Físicos e Psicológicos
O sentimento de perca provavelmente irá deixá-lo fatigado. O seu baixo nível de energia naturalmente faz com que fique em baixo de forma. Respeite o que o seu corpo e mente lhe dizem. E tente não criar grandes expectativas sobre a sua energia durante a época de descanso.
Elimine o Stress Desnecessário
Pode sentir-se com muito stress, por isso não exija demasiado de si próprio. Não se deve isolar, mas reconheça a necessidade de ter um tempo especial só para si. E perceba também que ao tentar “manter-se ocupado” nem o irá distrair da sua dor como pode aumentar o stress e adiar a sua necessidade de discutir pensamentos e sentimentos relacionados com o seu sofrimento.
Procure Pessoas Confortantes e Encorajadoras
Identifique amigos e parentes que entendam que os dias de descanso pode intensificar o seu sentimento de perda e que lhe permitem falar abertamente sobre os seus sentimentos. Encontre essas pessoas que o aceitam e encorajam a ser feliz e triste.
Fale Sobre a Pessoa Que Faleceu
Inclua o nome da pessoa nas suas conversas dos dias de descanso. Falando francamente será mais fácil para as outras pessoas compreenderem a sua necessidade de lembrar aquela pessoa especial que era uma parte importante na sua vida.
Faça o Que Achar Bom Para Si Durante os Dias de Descanso
A família e os amigos bem-intencionados tentam frequentemente prescrever o que é bom para si durante estes períodos de descanso. Em vez de fazer o que eles planeiam para si, focalize-se no que você quer fazer. Discuta os seus desejos com um amigo em quem confie e que se preocupe. Conversar sobre os seus desejos vai ajudá-lo a clarificar sobre o que quer fazer durante os dias de descanso. Quando se der conta das suas necessidades, compartilhe-as com os seus amigos e família.
Planeie Reuniões Familiares
Decida quais as tradições familiares que quer continuar e quais as que gostaria de começar. Estruture o seu tempo de descanso. Isto ajudará a antecipar as suas actividades, em vez de ir reagindo a tudo o que vai acontecendo. Ser apanhado sem estar à espera pode criar sentimentos de pânico, medo e ansiedade durante todo o ano quando os seus sentimentos de sofrimentos estão à “flor da pele”. Se for você a fazer os planos, dá-lhe espaço de manobra para os alterar se sentir que é o mais apropriado para si próprio.
Guarde as Suas Memórias
As recordações são o maior tesouro que existe depois da morte de alguém que amou. E os dias de descanso, fazem sempre pensar no tempo que passou. Em vez de ignorar essas recordações, partilhe-as com os familiares e amigos. Lembre-se que são recordações tingidas de felicidade e tristeza. Se as recordações são alegres, ria. Se são tristes, chore. Recordações de amor – ninguém poderá tirar-lhe.
Renove a Sua Vontade de Viver
Passe tempo a pensar sobre o significado e propósito da sua vida. A morte de alguém que amou dá-lhe oportunidade para fazer um inventário da sua vida – passado, presente e futuro. A combinação de um dia de descanso e uma perda resulta, naturalmente, num olhar interior e na avaliação da sua situação individual. Faça um bom uso desse tempo para definir as coisa positivas da sua vida.
Expresse a Sua Fé
Durante os dias de descanso, pode encontrar um sentimento de fé renovado ou descobrir um novo jogo de convicções. Junte-se a pessoas que entendem e respeitem a sua necessidade de falar sobre essas crenças. Se a sua fé é importante, pode querer ir a uma cerimónia religiosa especial.
Assim que se aproximam os dias de descanso, lembre-se: sofrimento é uma necessidade e um privilégio. É o resultado de dar e receber amor. Não deixe ninguém tirar-lhe a sua dor. Ame-se a si próprio. Seja paciente consigo. Permita estar rodeado de pessoas que o amem, pessoas atenciosas.